Quem Inventou o Rádio? Um inventor boicotado


Uma invenção que tem bastante controvérsia é o antigo (ou talvez nem tanto) aparelho onde se escutava uma pessoa falando à quilômetros de distância, também conhecido como rádio. Existem pelo menos três inventores que são atribuídos para a história desse dispositivo.


A maioria das fontes diz que foi Guglielmo Marconi. Outros defendem que o verdadeiro inventor foi o Nikola Tesla (ele mesmo, o criador da corrente alternada). Mas tem um nome que quase ninguém menciona: um brasileiro (sim, um BRASILEIRO!) chamado Padre Roberto Landell de Moura.

Será que fomos enganados sobre a verdadeira história do rádio?

Sim, isso era um rádio. (fonte: https://acervo.oifuturo.org.br/acervo-museologico/replica-de-prototipo-de-radio-2/)

Marconi, Tesla e a Guerra das Patentes

O italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) é o nome mais associado ao rádio. Ele criou o primeiro sistema de telégrafo sem fio e, em 1899, fez uma transmissão pelo Canal da Mancha.

Só que Nikola Tesla (1856-1943) já trabalhava nessa tecnologia antes de Marconi e até registrou patentes sobre transmissão sem fio. Tanto que, em 1943, a Suprema Corte dos EUA reconheceu Tesla como o verdadeiro inventor do rádio.

Tesla (dir.) e Marconi (esq.) Fonte: (https://allthatsinteresting.com/famous-inventors/3)


Enquanto os dois disputavam reconhecimento, um brasileiro já tinha feito tudo isso antes…

O Padre Landell de Moura e a Invenção Esquecida

O gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928) era um visionário. Enquanto o mundo ainda dependia do telégrafo, ele já pensava em transmitir a voz humana sem fios.

Em 1899, ele realizou uma demonstração pública em São Paulo, provando que sua invenção funcionava. O que aconteceu depois? Foi totalmente ignorado, ridicularizado e teve seu laboratório destruído por vândalos.

Ele conseguiu patentes nos EUA em 1901, registrando tecnologias que anteciparam a rádio transmissão moderna. Mas, sem apoio do governo ou investidores, seu projeto foi deixado para trás.

Se Landell de Moura tivesse nascido nos EUA ou na Europa, provavelmente seu nome estaria ao lado de Marconi e Tesla nos livros de história.

Rádio de Landell de Moura. (fonte:https://www.jornalrmc.com.br/museu-da-pucrs-recebe-exposicao-landell-de-moura-100-anos-da-historia-do-radio/)

Como Funciona o Rádio?

O rádio transmite informações sonoras por meio de ondas eletromagnéticas. Parece complexo, mas, na prática, é um meio simples, acessível e eficiente, que revolucionou a comunicação de massa. E essa revolução chegou com força ao Brasil: o país tem cerca de 3.000 emissoras, divididas entre AM e FM, segundo o Ministério das Comunicações.

Hoje, o Brasil tem cerca de 3.000 emissoras de rádio e esse meio de comunicação ainda não morreu – pelo contrário, evoluiu para transmissões online e podcasts.

O Brasil e Seu Problema com Inovação

A história do rádio é só um exemplo de como o Brasil trata seus inventores. Quantas ideias brilhantes já foram desperdiçadas por falta de incentivo?

O país é referência em commodities, mas isso não gera inovação. Sem investimentos em tecnologia e pesquisa, continuamos dependentes do que vem de fora.

Se quisermos um futuro diferente, precisamos valorizar nossa ciência. Ou vamos continuar perdendo nossos gênios para outros países? Perdemos uma espécie de Leonardo da Vinci na história.


Padre Landell de Moura. (Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d4/Padre_Landell_de_Moura.jpg/220px-Padre_Landell_de_Moura.jpg)

E sobre o rádio? Quem inventou?

Então, meu caro leitor… a verdade é que a invenção do rádio não foi obra de um único gênio, mas de várias mentes brilhantes ao longo dos anos. O problema é que alguns nomes são celebrados enquanto outros são esquecidos. Se Landell tivesse tido apoio, será que hoje estaríamos chamando ele de o verdadeiro pai do rádio? Bom, quem sabe!

QUEM? Guglielmo Marconi, Nikola Tesla e Padre Roberto Landell de Moura.
QUANDO Final do século XIX e início do século XX.
ONDE? Itália, Estados Unidos e Brasil.

Obrigado pela sua leitura! Agradeço de coração pela a sua atenção nesse post. Se você gostou, mostre para seus amigos, compartilhe com seus professores, e veja outros posts daqui! Você pode se interessar pela a invenção do papel ou também da calça jeans! São histórias muito interessantes!


Fontes usadas:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-05/cem-anos-do-r%C3%A1dio-no-brasil-o-padre-brasileiro-que-inventou-o-radio

https://www.ueg.br/noticia/7211_quem_inventou_o_radio

https://novabrasilfm.com.br/notas-musicais/invencao-do-radio


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *