Considerada como a categoria mais importante do automobilismo mundial, a Fórmula 1 é um esporte que está há mais de 75 anos na pista. E é a categoria da nossa lenda nacional, Ayrton Senna.
Um pouco da história
A Fórmula 1 surge oficialmente em 1950. Maaaasssss… a história é um pouco mais para trás disso. Lá no século XIX, as corridas de automobilismo eram disputados em estradas normais, pois na época não existiam circuitos! Há historiadores que dizem que o primeiro marco para a Fórmula 1 tenha sido uma corrida entre Paris e Bordeuax, na França, que ocorreu em 11 de junho de 1895. Corrida essa que teve insanas 48 horas, num percurso de 1178 quilômetros. E sim, os carros corriam 20 km/h. Essa corrida, inclusive, é considerada a primeira corrida automobilística da história. Simplesmente dois dias pilotando um carro.

Fonte: https://aventurasnahistoria.com.br/media/_versions/legacy/2018/06/06/corrida-automobilistica-capa-1100093_widelg.png
Em 1901, houve a primeira corrida com o nome de Grande Prêmio (GP). Quem sediou esse GP foi a cidade de Le Mans, também na França. De 1901 até 1949 houveram vários GPs que foram disputados pela Europa, em países como França, Bélgica, Inglaterra, Itália, Alemanha, Mônaco e Espanha. E se você estuda história e prestou atenção nos anos que mencionei agora há pouco, deve saber o que aconteceu em alguns anos desses aí. A Primeira e a Segunda Guerra mundial. Esses períodos trevosos da história também cancelaram os circuitos de corrida na Europa. Mas os pilotos participaram de corridas sediadas nos Estados Unidos, como na cidade de Indianápolis, que também é um grande berço do automobilismo (Fórmula Indy, sacou?).
E nesse bolo todo de Grande Prêmios, existe uma federação que cuida das corridas e de toda burocracia que elas têm. Chama-se FIA, Federação Internacional de Automobilismo. Depois da Segunda Guerra Mundial, eles criaram um campeonato que reunia e unificava os principais GPs da Europa e batizou-os com o nome FÓRMULA 1. Eles reuniram os maiores fabricantes de automóveis da época, como o Alfa Romeo, Ferrari, Maserati e Mercedes. Esse nome, Fórmula 1, surge pois os carros precisam seguir um conjunto de regras, literalmente uma fórmula, para competirem. Tendo, ao mesmo tempo, um padrão para seguir, mas uma certa liberdade para os engenheiros desenvolverem outros aspectos diferenciais para os carros. Doido, né?

Fonte: https://jackmilburnblog.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/11/1951-gb-f1-pit-stop.png?w=1024
Vamos para a primeira corrida. A primeira corrida oficial da Fórmula 1, aconteceu em 13 de maio de 1950, no circuito da Inglaterra, na cidade de Silverstone. E o vencedor foi o Nino Farina, um italiano que pilotava um Alfa Romeo. Porém, houve uma corrida fora do campeonato que dizem que é a primeira da primeira. Ela aconteceu no dia 10 de abril de 1950. E foi vencida por um argentino, Juan Manuel Fangio, que pilotava um Maserati. Ele venceu o Grande Prêmio de Pau (lá ele inúmeras vezes), na França. Bom, fica aí a dúvida de quem foi o primeiro campeão. Esses dois pilotos e mais um italiano, Alberto Ascari, foram os dominantes da década de 1950. Em 1954, a competição se expandiu para fora da Europa, tendo um circuito na Argentina. E em 1958, expandiu mais ainda indo para o Marrocos, o primeiro país da África a sediar a Fórmula 1. Mas e o Brasil? Bom, foi só em 1972. Lá no autódromo de Interlagos.

Esse é o Nino Farina 👆🏻
E sobre a Fórmula 1? Quem inventou?
Não é exatamente QUEM inventou a Fórmula 1, e sim O QUE criou. Foi a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ela é oficialmente creditada como a inventora do esporte.
QUEM? : FIA (Federação Internacional de Automobilismo)
QUANDO? 1950
ONDE? Inglaterra (oficialmente)
Muito bom ter você por aqui! Espero que você tenha curtido esse mini artigo em que trago um pouco da história da Fórmula 1. Agradeço sua atenção! Pode deixar um comentário se quiser. Valeuuu!
2 respostas para “Quem inventou a Fórmula 1?”
[…] Obrigado pela leitura! Agradeço de coração pela sua atenção até aqui. Se você gosta de automobilismo, deve gostar desse artigo que explico a história da Fórmula 1. Só clicar aqui. […]
[…] Ah, e se você se interessa por automobilismo e quer conhecer a história da Fórmula 1, é só clicar aqui. Ou então, você pode descobrir a história do Papel! […]